O Que é Ficção Cristã ?

 Para acompanhar este post no Instagram, clique aqui


Ao contrário do que parece, não é tão simples definir o que é Ficção Cristã.




A primeira vez que eu li Ficção Cristã, em 1999, quando o subgênero era ainda chamado aqui no Brasil de romance cristão, eu ouvi assim de uma amiga: “leia! vc vai amar! a personagem e amiga dela tem tudo a ver com a gente, e mais: o livro é cristão!


Confesso que fiquei olhando torto pra capa daquele livro e pensando comigo mesma: “é sério que existe romance cristão?

O livro que estou falando é Promessa de Verão da autora Robin Gunn, primeiro livro da famosa série Cris - quase um “clássico cristão” do início dos anos 90 e que todas as adolescentes cristãs que leram, se identificaram.



Acontece que os anos se passaram e até hoje fica a pergunta que muitos de vocês me fazem: afinal, o que é Ficção Cristã? Será que existe uma definição correta pra esse subgênero? Será que escrevemos ou lemos, atualmente, uma boa Ficção Cristã?

Numa síntese mais simples, Ficção Cristã é o livro escrito por meio de uma cosmovisão cristã, uma maneira em que o autor demonstra o seu mundo imaginário através das verdades ensinadas na Bíblia.


Alguns livros de Ficção Cristã, manifestam explicitamente algumas referências do cristianismo. Histórias que trazem cultos, versículos, manifestações espirituais, igreja. 


Outros livros não abordam abertamente essas referências ao cristianismo, mas são histórias escritas a partir de conceitos cristãos, refletindo princípios bíblicos, trazendo à história a redenção em Cristo. 


A Ficção Cristã pode apresentar elementos não-cristãos em suas histórias, mas deve demonstrar o motivo, através de um conflito dos personagens, e o quanto isso não glorifica a Deus. 


De uma maneira geral, a Ficção Cristã deve apresentar os conflitos (erros e defeitos) dos personagens e trazer um desfecho que aponte à esperança e à redenção ao amor incondicional de Deus.


Então isso é Ficção Cristã,. O que você acha ? 

Estarei na próxima semana para falar sobre "O que faz uma Ficção Cristã ser Boa" 







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.