5 Curiosidades sobre Orgulho e Preconceito - Jane Austen

É uma verdade universalmente reconhecida que somos apaixonados por Jane Austen.




Parafraseando a frase icônica de um dos maiores romances da literatura inglesa, quero compartilhar 5 curiosidades sobre Orgulho e Preconceito, que mora no meu coração (e da metade do mundo) - embora minha obra favorita da Jane Austen seja Persuasão.


Sou apaixonada por Orgulho e Preconceito e quero compartilhar esses pequenos contextos de escrita e publicação sobre obra com vocês.


17 anos entre escrita e publicação 


O livro foi finalizado em 1797, mas publicado pela primeira vez apenas em 1813. Jane Austen tinha 37 anos quando o livro foi publicado.

 

Razão e Sensibilidade também passou pelo mesmo longo processo, levando dezesseis anos entre escrita e publicação.


família menos favorecida pelo dinheiro


Assim como a protagonista de Orgulho e Preconceito, Jane Austen também sentiu o peso de ser de uma familia menos favorecida pelo dinheiro. Numa família de 8 irmãos, Jane e sua irmã Cassandra foram levadas, ainda crianças, para um colégio interno, muito provavelmente, para diminuir as despesas da família.


Mr Darcy, um homem rico 


Não há dúvidas que Mr. Darcy é um homem rico, mas sabe quanto a sua fortuna de 10 mil libras por ano representaria nos dias atuais? 


Em 2013, o jornal The Telegraph calculou que o montante chega próximo dos 12 milhões 

de libras, algo em torno de 18.7 milhões de dólares por ano.


Elizabeth Bennet, uma leitora  


Sempre fomos encorajadas a ler”, essa é a declaração de Elizabeth Bennet quando é questionada por Lady Catherine quanto à criação e educação sua e de suas irmãs. 

Da mesma forma, Jane Austen teve o apoio da família e encorajada a ler e escrever muito. 

Há registros de escritos feitos por Jane de mais de 25 peças literárias, mais de 3000 cartas, além de seus romances publicados.


ao preço de 18 xelins


Orgulho e Preconceito foi vendido ao editor Thomas Egerton ao preço de 18 xelins. Egerton  tinha um grande prestígio no mercado literário da época. Não se sabe a tiragem exata a qual a obra teve, mas alguns biógrafos consideram que foi algo em torno de 1.500 cópias.


A obra teve um enorme sucesso, mas Jane Austen não teve lucro com ela além da primeira edição, pois não detinha os direitos autorais. Naquela época, os direitos de uma obra,  se vendida, passavam a pertencer somente ao editor por 14 anos e, depois, acrescentados mais  14 anos caso o autor ainda estivesse vivo.


Referências e textos adaptados: 8 Mulheres de Fé / Canal Literatura Inglesa Brasil / Tese Doutorado - As Traduções das Cartas de Jane Austen / Diversos artigos sobre Era Georgiana e a vida de Jane Austen (enfim, é uma mistura de tudo e muitas horas estudando e lendo 😜)


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.